Aprendizagem

| Ensinando a responder não apenas às questões da prova. Mas as questões do mundo moderno.

Nosso currículo leva os estudantes a se apropriarem de saberes que fazem parte da história humana – sempre de forma crítica e investigativa – de olho na formação integral dos sujeitos – e, claro, nas exigências dos vestibulares e do Enem.

O Ensino Médio contempla (no total das três séries) 2.500 horas de Formação Geral Básica (FGB) e 1.600 horas de Ênfases Formativas, incluindo aqui oficinas eletivas.

Formação Geral Básica

Na Formação Geral Básica, o conteúdo será desenvolvido sempre através de contextos e de forma interdisciplinar, em áreas do conhecimento subdivididas em componentes curriculares do seguinte modo: Linguagens e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza.

Ênfases Formativas

| 5 Ênfases para personalizar a formação.

Práticas de investigação, criação e intervenção na realidade são estratégias utilizadas para verticalizar o olhar sobre determinado campo cognitivo, com o objetivo de aprimorar o domínio dos alunos sobre as áreas do conhecimento com que cada um demonstra mais afinidade.

No Ensino Médio do Anglo, os alunos participam de uma experiência imersiva, aprimorando habilidades em projetos e oficinas que fazem parte de cinco trilhas educacionais.

Estas trilhas são organizadas em cursos semestrais que promovem turmas multisseriadas, permitindo aos estudantes uma formação diversificada ao longo de três anos, com a flexibilidade de cursos que funcionam de maneira independente entre si.

Atelier MidiArtes

Ampla variedade de projetos e oficinas desafiadoras para ajudar a descobrir, desenvolver e apreciar talentos criativos individuais na comunicação e nas artes visuais, cênicas e musicais.

Conhecimento e experiência nesta área é parte vital de um número crescente de carreiras nas quais os estudantes podem estar interessados como meio de incrementar o seu futuro.

Eixo estruturante: processos criativos | 6 semestres | 12 unidades curriculares | Avaliação integrada (conceitos/processos/performances)

Laboratório Cientec

STEAM é a sigla em inglês para ciências, tecnologias, engenharia, artes e matemática. Trata-se de uma tendência importante na educação básica devido ao ritmo acelerado da inovação e à natureza mutável do mercado de trabalho.

Os projetos e oficinas do CienTec na vanguarda da educação. Os temas abordados no currículo ajudam os estudantes a se prepararem para os desafios e inovações do mundo moderno.

Eixo estruturante: investigação científica | 6 semestres | 10 unidades curriculares | Avaliação integrada (conceitos/processos/produtos)

Espaço Sapiens

Essa ênfase formativa trata de cidadania, de cultura e de civilização na época do Antropoceno. Aqui o foco é formar cidadãos.

Para além disso, os projetos e oficinas do Sapiens promovem a elaboração de hipóteses e experimentos através da análise da história, da geopolítica, da filosofia e da sociologia.

Os estudantes aprenderão a olhar para as sociedades, compará-las, compilar dados e, assim, chegar a conclusões sobre a sua própria vida e a dos seus colegas, bem como propor intervenções que visem melhorar as condições de vida na cidade.

Eixo estruturante: mediação e intervenção sociocultural 6 semestres | 12 unidades curriculares | Avaliação integrada (conceitos/processos/atitudes)

Incubadora EcoNegócios

Aprendizagem de desenvolvimento de produtos e soluções a partir do modelo adotado por empresas que buscam uma maneira de utilizar práticas de consumo consciente, responsabilidade ambiental e engajamento social.

O planejamento do negócio sustentável procura se basear nos princípios da economia circular, criando produtos a partir de matérias-primas renováveis, desenvolvendo suas ideias e expandindo seu negócio, mitigando os danos causados ao meio ambiente.

Eixo estruturante: empreendedorismo 6 semestres | 10 unidades curriculares | Avaliação integrada (conceitos/processos/produtos)

Escola CODIFICA

O Codifica se insere neste contexto e foi pensado para orientar o desenvolvimento de habilidades que capacitem os estudantes a fazer bom uso da tecnologia, de maneira ética, responsável e democrática.

Currículo:
· Desenvolvimento web e introdução à programação de jogos;
· Artista digital;
· Desenvolvimento de aplicativos;
· Programação de jogos 3D;
· StartupLAB;
· Produção Audiovisual.

Eixo estruturante: formação técnica e profissional 6 semestres | 6 unidades curriculares | Avaliação integrada (conceitos/processos/produtos)

Terceiro Alfa

O terceiro ano do Colégio Anglo Porto Alegre já vem com cursinho integrado, unindo dois mundos em um ambiente ideal para as novas gerações: a inovação com visão de futuro e a força da tradição do Curso Anglo Vestibulares. Orientação educacional, estudo, reflexão e ciência são os pilares da atuação do corpo docente para a multiplicação de conhecimento em sala de aula.

O dia a dia do estudante da 3ª série no Colégio Anglo Porto Alegre está pautado nas novas propostas para o Ensino Médio, com atividades eletivas que estimulam o saber e os estudos para além das disciplinas básicas e com todo suporte necessário para alavancar as expectativas de aprovação na UFRGS, via vestibular próprio ou via ENEM, ou quaisquer outras universidades de interesse do estudante.

Espaços de Aprendizagem

| Um colégio com pegada universitária.

No Colégio Anglo não existem salas de aula estanques, a tradicional sala por turma – existem salas de experiências, dedicadas ao desenvolvimento de habilidades e ao conhecimento.

Horário de aula diferenciado

De segunda a sexta, das 8h20 às 12h55 e duas tardes (conforme a Ênfase Formativa) das 14h10 às 17h3O.

BusAnglo

O Colégio Anglo tem um ônibus, o BusAnglo.

Fazemos saídas de campo para levar os estudantes ao objeto do conhecimento. Assim, temos aulas práticas em diferentes lugares, realizando projetos interdisciplinares para consolidar a aprendizagem por competências e habilidades.